midias sociais

Nossa história

HISTÓRIA

Luca Bahia é formado em Comércio Exterior e pós graduado em finanças. É filho de Dadette (in memorian), chef que foi muito conhecida no meio gastronômico no Brasil, França e EUA, responsável por introduzir a alta gastronomia em Minas Gerais.

Desde criança, Luca já vivia no ambiente de cozinhas de sua mãe e ainda adolescente se arriscava com alguns pratos entre amigos. A paixão pela cozinha fez com que Luca com 24 anos de idade largasse o terno e a gravata para usar de vez o jaleco e o avental iniciando aí sua carreira profissional na gastronomia.

Já se vão 21 anos de cozinha profissional!

 

  • Foi sócio/proprietário do Chez Dadette Haute Cuisine Restaurant (Belo Horizonte / MG – 1987 / 1997), premiado vários anos como O melhor de BH, especializado em cozinha franco-ítalo-brasileira.

  • Foi proprietário do Restaurante Arroba & Bistro (Tiradentes / MG - 2002), especializado em cozinha de Bistrô, Parrilla uruguaia e Pizza artesanal

  • Foi Chef executivo do Restaurante Casa Bernardi (Belo Horizonte / MG – 2005 / 2007), especializado em cozinha franco-ítalo-mineira.

 

Há 18 anos ministra cursos de gastronomia na Escola de Gastronomia Luca Bahia/Chez Dadette, possui o Buffet Chez Dadette, presta consultorias e participa de eventos/festivais no Brasil e exterior. Mais de 2.500 alunos já passaram por ele. Já cozinhou com renomados chefs como Laurent Suaudeau, Salvatore Loi, Serge Lanoix, Erick Jacquin, Marc Provost, dentre outros. Já visitou mais de 15 países, sempre em busca de experiências gastronômicas.

 

Em 2014 recebeu uma homenagem da organização do Fartura sobre as famílias que contribuíram para a evolução da gastronomia mineira no Restaurante Vecchio Sogno/BH.

 

Em março de 2017 foi à Venezuela, à convite da França, para representar o Brasil no evento mundial Goût de France 2017 onde executou e assinou um jantar com os Chefs Serge Lanoix e Marc Provost, ambos franceses 3 estrelas Michelin. Luca foi o único chef do Brasil convidado para nobre evento.

Lecionou também uma aula de gastronomia com o Chef Serge Lanoix no Espacio Gastronomico Escuela de Cocina em Lecheria - Venezuela

 

Em maio de 2017 foi convidado pelo Governo de Minas, INDI e FGM para representar e divulgar a gastronomia mineira em Shanghai e Kunshan – China. Executou 03 degustações no Stand Minas of Flavors na Feira CIE em Kunshan, 01 jantar mineiro gourmet de 10 tempos no Restaurante Boteco, em Shanghai e 01 jantar mineiro clássico no Restaurante Latina, em Shanghai.

 

Em julho de 2017 recebeu uma placa na Assembléia Legislativa de MG em homenagem à sua mãe Dadette por ter sido a pioneira na alta gastronomia no Estado de Minas Gerais. Executou também uma aula/show para a Semana da Gastronomia Mineira.

 

Luca Bahia tem sólida formação da alta gastronomia, faz parte da quarta geração de uma família de cozinheiros. Em seus pratos percebe-se nitidamente a expertise adquirida com sua cozinha criativa.